Procurar

Câmara Municipal de Fafe

O nosso blogue

Notas

O Museu das Migrações e das Comunidades foi fundado por deliberação do Município de Fafe em 12/07/2001.  Um Museu que pretende aprofundar o conhecimento das migrações na diáspora portuguesa.

A Imprensa

Núcleo museológico da imprensa - Fafe

Criado a partir do espólio da tipografia manual e do fundo documental do Jornal “O Desforço”, fundado em 1892, e do Almanaque de 1909, existe actualmente com a designação de Museu da Imprensa.

O jornal “O Desforço” constituiu-se como um importante elo de ligação com as comunidades Emigradas no Brasil, dando notícias dos emigrantes e das suas vidas do outro lado do Atlântico, informando-os dos principais acontecimentos da terra de origem.

prensa1

Além do equipamento tipográfico: Prelos; Caixas dos Tipos; Cisalha; Picotadeira; constituem, ainda, espólio do museu, várias colecções de outros jornais de Fafe, dos séculos XIX e XX, bem como de zincogravuras com as imagens utilizadas no jornal o O Desforço e no Almanaque Ilustrado de Fafe.

Podem ver-se no museu objectos de gabinete do editor e Director do Jornal "O Desforço".

Em Fafe, existia ainda o Telégrafo e a Mala - Posta que acrescentaram os elementos necessários à existência de condições para a instalação de homens que desejam estar em contacto com outros "mundos" - os "Brasileiros".

prensa2

Nota:

Este espaço museológico foi, entretanto, transferido para a Casa da Cultura de Fafe, tendo sido inaugurado a 21 de Setembro de 2009 - texto de Artur Coimbra (ver)