Get Adobe Flash player

Procurar

  Search  

Outras ligações

Câmara Municipal de Fafe



O nosso blogue

Notas

O Museu das Migrações e das Comunidades foi fundado por deliberação do Município de Fafe em 12/07/2001.  Um Museu que pretende aprofundar o conhecimento das migrações na diáspora portuguesa.





O Ensino

Escola Deolinda Leite

Escola Deolinda Leite - Silvares S. Martinho - Fafe

 

“Podemos afirmar que as escolas melhor equipadas em mobiliário de ensino, até à década de trinta no Centro e Norte do país, eram sem dúvida as doadas por brasileiros.

Os beneméritos, quando acompanhavam a construção dos edifícios, utilizavam madeiras brasileiras, equipavam as escolas com mobiliário e material didáctico que evocavam o Brasil. (…) Muitas instituíam donativos anuais para a compra de livros e material escolar para os alunos e uma gratificação para o professor (a).”

No contexto da filantropia dos «Brasileiros», são identificáveis cinco escolas: Deolinda Leite (1892), Conde Ferreira (1866), Leite Lage (1877) e António Joaquim Vieira Montenegro, Manuel Gonçalves, Olímpio Mendes de Oliveira, as quais permitem compreender a valorização da Instrução e o papel da Escola, pelo Emigrante, quando regressado aos territórios de origem, pelo que uma destas Escolas, ao transformar-se em “Museu da Instrução”, dará sentido ao conhecimento desta temática.

A incidência geográfica deste contributo é desigual e parece localizar-se nas áreas onde a emigração para o Brasil se saldou com o sucesso de alguns dos seus membros.

Os edifícios escolares existentes dão ainda testemunho dessas iniciativas quer no ensino das primeiras letras quer na promoção de asilos-escolas de ensino profissional e industrial ou ainda de cegos e surdos.

Livro 1ª ClasseLivro 3ª Classe  Livro 4ª classe