Get Adobe Flash player

Procurar

  Search  

Outras ligações

Câmara Municipal de Fafe



O nosso blogue

Notas

O Museu das Migrações e das Comunidades foi fundado por deliberação do Município de Fafe em 12/07/2001.  Um Museu que pretende aprofundar o conhecimento das migrações na diáspora portuguesa.





Os Asilos

ASILOS DE INFÂNCIA DESVALIDA E DOS INVÁLIDOS

Asilo Fafe

Imbuídos do espírito franco maçon de auxílio mútuo, os emigrantes do Brasil, «Brasileiros» em tempo de retorno, envolveram-se em iniciativas filantrópicas de natureza social, cultural e cívica: escolas, jardins, hospitais e asilos.

 

A construção, em Fafe, dos Asilos de Inválidos de Santo António e o da Infância Desvalida, foi promovida, respectivamente, por Manuel Baptista Maia e António Joaquim Vieira Montenegro, também emigrantes do Brasil, tendo este rico comerciante do Brasil deixado em testamento, de Janeiro de 1874, 15.300$000 reis a favor das meninas pobres do concelho e 7.600$000 reis para uma escola de instrução primária em Travassós.

A participação pessoal e financeira dos emigrantes de "Torna - Viagem" na criação das primeiras agremiações de natureza social, verifica-se também na constituição da Irmandade de São José, datada de 21 de Março de 1862.

Nela têm assento como provedores e mordomos, fazendo-se representar em retratos a óleo de grande formato, o que constitui outra das expressões de visibilidade simbólica do seu prestígio e estatuto social.

 

Asilo da Infância Desvalida

Asilo dos Inválidos