Get Adobe Flash player

Procurar

  Search  

Outras ligações

Câmara Municipal de Fafe



O nosso blogue

Notas

O Museu das Migrações e das Comunidades foi fundado por deliberação do Município de Fafe em 12/07/2001.  Um Museu que pretende aprofundar o conhecimento das migrações na diáspora portuguesa.





Núcleo sede



Casa da Cultura - Fafe

1º Proprietário: Fernando Castro Abreu e Magalhães

FAMÍLIA:Leite Pinto Saldanha de Miranda Castros e Abreu

Destino de Emigração: Rio de Janeiro

Data da Construção: 1868

Lugar/Rua: Rua Major Miguel Ferreira

Concelho: Fafe

Tipologia: Palácio

Estado de Conservação: Muito Bom

Actual Proprietário: Município de Fafe

 


Museu da Emigração e das Comunidades- Centro de imterpretação

Facilitar a Integração dos Migrantes e a Diversidade Cultural

"A tendência actual no desenvolvimento de museus da migração, com nomes diferentes por todo o mundo, é um fenómeno interessante, porque pode contribuir à criação de uma identidade nova e múltipla, tanto a nível individual como colectivo.

Tal como os Estados Unidos (com Ellis Island), a Austrália ou o Canadá, os países europeus estão a criar actualmente locais para facilitar a transmissão entre gerações assim como encontros entre emigrantes e as populações dos países de acolhimento, contando sua história pessoal.

Enquanto que estas iniciativas servem o dever da memória, também têm três objectivos principais: Dar a conhecer, integrar e construir uma consciência.

  • Dar a conhecer: As contribuições dadas por emigrantes às suas sociedades de acolhimento; a diversidade e a riqueza das culturas de origem e; o direito a uma dupla pertença.

  • Incluir e integrar: Promover o sentido da pertença; permitir às comunidades que se sintam parte integral da nação; encontrar aspectos comuns e contribuir para uma identidade nacional.

  • Construir uma consciência dos eventos que induziram indivíduos - e refugiados em particular – deixar a sua terra, desenvolvendo assim uma empatia entre a população do país de acolhimento. Mais geralmente, desconstruir os estereótipos ligados à imigração."

Migration Museums

Migration Museums Web Commu



Uma visita ao museu





unesco

Migration Museums Network

Rede Internacional de Museus de Migração da qual o Museu da Emigração e das Comunidades é Membro Fundador

 

 

aemi

"The Association of European Migration Institution"

(O Museu da Emigração e das Comunidades é Membro Associado)