Casa da Cultura – Fafe
1º Proprietário: Fernando Castro Abreu e Magalhães
FAMÍLIA: Leite Pinto Saldanha de Miranda Castros e Abreu
Destino de Emigração: Rio de Janeiro
Data de construção: 1868
Local/Rua: Rua Major Miguel Ferreira
Concelho: Fafe
Tipologia: Palácio
Estado: Muito bom
Atual Proprietário: Município de Fafe
Museu da Emigração e Comunidades – Centro de Interpretação
Facilitar a Integração dos Migrantes e a Diversidade Cultural
” A tendência atual no desenvolvimento de museus de migração, com diferentes nomes em todo o mundo, é um fenômeno interessante, porque pode contribuir para a criação de uma nova e múltipla identidade, tanto individual quanto coletivamente.
À semelhança dos Estados Unidos (com Ellis Island), Austrália ou Canadá, os países europeus estão actualmente a criar espaços para facilitar a transmissão entre gerações, bem como os encontros entre os emigrantes e as populações dos países de acolhimento, contando a sua história pessoal.
Ao mesmo tempo que cumprem o dever da memória, estas iniciativas têm também três objectivos principais: Dar a conhecer, integrar e sensibilizar.
Dar a conhecer: Os contributos dos emigrantes para as suas sociedades de acolhimento; a diversidade e riqueza das culturas de origem e; o direito a uma dupla adesão.
Incluir e integrar: Promover um sentimento de pertença; permitir que as comunidades se sintam parte integrante da nação; encontrar pontos em comum e contribuir para uma identidade nacional.
Conscientizar sobre os eventos que levaram os indivíduos – e os refugiados em particular – a deixar suas terras, desenvolvendo assim a empatia entre a população do país anfitrião. De forma mais geral, desconstruindo estereótipos ligados à imigração.”
Museus de migração
Museus da Migração Web Commu
Rede de Museus de Migração
Rede Internacional de Museus da Migração da qual o Museu da Emigração e Comunidades é Membro Fundador
“A Associação de Instituição Europeia de Migração”
(O Museu da Emigração e Comunidades é Membro Associado)